“Até aqui nos ajudou o Senhor…”

Ao início do ano de 1965 surgiram em São Paulo algumas igrejas que portavam uma característica diferente das existentes. Tratavam-se de igrejas autônomas, com administração própria, totalmente independentes dos então, grandes ministérios, e por essa razão não eram reconhecidas. No mês de junho de 1965, no Templo da Assembléia de Deus de Vila Éde, que era coordenada pelo Missionário Gustav Albin Bergstron, reuniram-se os Pastores, Evangelistas e Presbíteros das referidas igrejas: Jardim Colorado, Vila dos Remédios, Jandira, Vila Éde e São Miguel Paulista. Naquela ocasião seus pastores presidentes eram, respectivamente, Augustinho José Maria Pereira, João Tentiliano, Virgilio dos Santos Rodrigues, Gustav Albin Bergstron e Elias Francisco do Amaral; junto com eles Moisés Rodrigues, que então pertencia à Igreja de Jandira. Naquele encontro decidiu-se que estava criada a CIEADESPEL, tendo sido eleito como seu primeiro Presidente o Pastor João Tentiliano.

A Convenção desenvolveu-se rapidamente, obtendo grande crescimento, tendo sido considerada, na época, como a Terceira Força (título dado pelo adversários, porém aceito de bom grado) pois retratava a realidade da ocasião. Desenvolveu-se tanto que alcançou âmbito nacional, com igrejas nos estados do Pará, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

Em 1984, a convite do Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, Pastor Manuel Ferreira, os pastores Elias Francisco do Amaral, Moisé Rodrigues e Virgilio dos Santos Rodrigues estiveram na cidade de Campinas, quando trataram do ingresso da CIEADESPEL nos quadros convencionais da CGADB. Após visitas ao Pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente do Ministério do Belém, o reconhecimento se formalizou no dia 18 de outubro de 1984, na sede da CGADB. Por se tratar de uma convenção regional, foram liberadas as igrejas do Norte, Nordeste e do Sul para se filiarem aqueles estados de suas áreas, restringindo suas atividades à região Sudeste, onde Deus tem abençoado ricamente e tem recebido o reconhecimento e o carinho fraternal das demais Convenções Regionais, vivendo em plena harmonia e respeito.

Hoje tem em seus quadros, 327 igrejas autônomas inscritas, com mais de 4500 ministros, em um campo de 197.109 crentes. Foram seus presidentes os Pastores: João Tentiliano, Moisés Rodrigues, Elias Francisco do Amaral, Virgilio dos Santos Rodrigues, Samuel Rodrigues, Leônidas José do Nascimento e, atualmente Pastor Samuel Rodrigues. Dos seus fundadores quatro já se encontram com o Senhor, estando ainda em atividade o Pastor João Tentiliano e o Pastor Moisés Rodrigues.

A CIEADESPEL possui sua sede própria na cidade de São Paulo, à Avenida Prestes Maia, nº 241, 10º andar, conjunto 1006, CEP: 01031-902, telefones 11-3229-2970 e fax 11-3229-2963, onde o Presidente faz expediente todas quartas-feiras.

24, de Abril de 2015